O Brasil é o 20º país mais conhecido do mundo, e é
visto pelo resto do planeta como “decorativo, mas não muito útil”, segundo
dados de uma pesquisa global realizada anualmente desde 2005. A informação faz
parte do Índice britânico Anholt-GfK Roper de Nation Brands, que criou um
método de avaliação semelhante ao que marketing usa para estudar a imagem que
marcas têm no mercado, o chamado “top of mind”. Nele, as nações são
consideradas marcas, e milhares de pessoas são entrevistadas em todo o planeta
para darem opinião livre sobre o que pensam de cada uma dessas “marcas-países”,
criando um retrato de qual a imagem do país pelos olhos do resto do mundo. Apesar
da clara sensação de que o Brasil vem melhorando sua imagem internacional, e de
que recebe mais atenção no mundo, isso não muda imediatamente a forma como o
país é visto no resto do planeta, segundo Simon Anholt, assessor de política
britânico e criador da pesquisa. “O Brasil é considerado atraente, mas não é
levado muito a sério pela população em geral”, explicou Anholt, em entrevista
concedido ao blog “Brazil no Radar”, do Terra. “As pessoas não mudam suas
opiniões sobre outros países muito frequentemente ou muito rapidamente.”
Por: Ana Carolina
Nenhum comentário:
Postar um comentário