terça-feira, 29 de março de 2016

"Comidas típicas brasileiras são prato cheio para turistas"



"Heranças brasileiras dão à gastronomia uma enorme variedade em todas as regiões do País. Confira os pratos típicos de cada região"

"A gastronomia brasileira é tão mestiça quanto seu povo. Ela se compõe de heranças indígenas e africanas mescladas à culinária dos povos colonizadores.

Do pão de queijo mineiro ao churrasco gaúcho, do acarajé baiano à moqueca capixaba, o Brasil é, literalmente, um prato cheio àqueles que desejam desbravar a cultura por meio de seus sabores.
Afinal, comer é também um ato social e a comida revela os hábitos e a identidade do povo de cada região. Confira abaixo algumas das iguarias que os turistas podem desfrutar pelo Brasil:

Região Norte

Maniçoba: É uma espécie de feijoada paraense originária da culinária indígena em que folhas de mandioca, conhecidas pelo nome de maniva, são usadas no lugar do feijão. Depois de lavada, a maniva é moída e cozida em água abundante por vários dias até perder o ácido cianídrico presente nas folhas. Depois de adicionar um pedaço de paio, um pé de porco, uma costelinha, surge a maniçoba. A iguaria costuma vir acompanhada de arroz branco, farinha de mandioca e molho de tucupi com pimenta-de-cheiro.

Região Nordeste

Acarajé: comida típica da Bahia, é feito a partir do bolinho de feijão fradinho preparado de maneira artesanal, na qual o feijão é moído em um pilão de pedra, temperado e posteriormente frito no azeite de dendê fervente. Pode ser cortado ao meio e recheado. Entre os recheios mais comuns estão vatapá, caruru, camarão refogado, pimenta e salada de tomates verde e vermelho com coentro. A origem do acarajé remonta à vinda de escravos africanos e hoje é apreciada por turistas brasileiros e estrangeiros. Em 2012, as baianas do acarajé foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Bahia.

Centro-Oeste

Arroz/galinhada com pequi: de aroma e sabor peculiar, o pequi – fruta típica de Goiás – é usada inteira ou em polpa em diversas receitas da região. A mistura tanto com arroz quanto com galinhada é uma das mais apreciadas tanto por moradores locais quanto pelos turistas. A fruta também costuma ser consumida pura, mas para isso é preciso cuidado, pois o fruto tem espinhos entre a polpa e o caroço que podem machucar a boca.

Sudeste

Moqueca capixaba: prato típico do Espírito Santo feito de peixe cozido com vegetais e frutos do mar. Com variações na receita, a moqueca está no cardápio de grande parte dos restaurantes locais e pode ser feita com vários tipos de peixes, tais como dourado, badejo e cação. Com traços da cultura indígena, um dos itens característicos da tradicional moqueca capixaba é a panela de barro.

Sul

Churrasco: no Brasil, o churrasco é um dos alimentos característicos do Rio Grande do Sul. Uma das versões mais aceitas para a origem desta tradição remonta a meados do séc. XVII, quando o gado era abundante na região e a parte do animal mais valorizada comercialmente era o couro."



Site:http://www.brasil.gov.br/turismo/2015/03/comidas-tipicas-brasileiras-sao-prato-cheio-para-turistas


                                                                  Por: Arthur Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário